quinta-feira, 19 de julho de 2012

Este Não é Um Texto Sobre Futebol


Sou fanático pelo Palmeiras.

Hoje tem jogo. Meu time vai jogar contra o Coritiba logo mais em Curitiba. O Palmeiras jogará com 10 desfalques, e está na penúltima posição no campeonato. Sinceramente, acho que vai perder. Vou ficar triste, já que sou fanático. Mas... Eu sou fanático?

Fanatismo - s.m. Paixão cega que leva alguém a excessos em favor de uma religião, doutrina, partido etc. Dedicação excessiva.

Apaixonado? Ele já fez o meu coração bater mais forte e, certas vezes, fez chover nos meus olhos. Mas sou mais apaixonado pela vida, pela Dry, pela minha família e pelos meus amigos. Pelo Palmeiras... Tenho só uma pequena queda.

Excessos... Sim, já fiz. Já apontei o dedo para outras pessoas por conta do "meu clube do coração". Já me exibi, comentando as pseudo virtudes do meu time ou pseudo defeitos do time do outro. Já perdi meu tempo respondendo as agressões gratuitas contra o meu time, que aliás, nem meu é.

Dedicação excessiva? Certamente.

Mas o ponto principal da definição está na palavra "cega".

Porque eu sou palmeirense? O que faz com que eu escolha este, e não outro time? Porque eu me dedico tanto a ele? Porque o Palmeiras tem tanto poder sobre os meus sentimentos, a ponto de me fazer ficar triste ou alegre?

Posso escrever um longo texto comentando sobre a características que eu vejo numa INSTITUIÇÃO PRIVADA DE FUTEBOL que, aos meus olhos, representam os valores que eu tenho (e sigo) na minha vida.

Posso também comentar partes da minha história nas quais o Palmeiras foi coadjuvante (já que a história é minha, e nela sou sempre eu o ator principal). Enfim... Posso ser coerente e te convencer do motivo pelo qual, para mim, não existe outra alternativa que não seja "ser palmeirense".

Mas... Quer saber porque MESMO eu sou palmeirense?

Dois palmeirenses (ou corinthianos, ou flamenguistas, etc) podem compartilhar entre si uma cumplicidade única.

Quando acaba um jogo, mesmo distantes, um sabe o que o outro está sentindo. Isso chega ao ponto de, eventualmente, um procuar o outro para demonstrar sua afinidade, tristeza ou alegria.

Este é o ponto. Torcemos ou não por um time porque através desse sentimento, podemos compartilhar o mesmo desejo, sonho, vontade. O time acaba representando um elo entre as pessoas, inclusive àquelas que torcem para times adversários.

Claro que este é apenas um ponto. Mas no momento, é o que mais me afeta.

Fazia muito tempo que eu não ligava para o meu pai. Fiz isso no dia da final da copa do Brasil. Quando acabou o jogo, para ele foi direcionado o meu primeiro pensamento.

Um jogo do Palmeiras sempre lembrará o meu pai, e também alguns amigos próximos que torcem para o palestra. Quero que o Palmeiras vença não só por mim, mas também (e principalmente) por eles. Somos cúmplices!

Mas chega um momento da vida em que devemos parar de ver jogos de futebol.

Lembre-se... Este não é um texto sobre futebol.

#byLupo 19072012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...