domingo, 15 de julho de 2012

Não faça com os outros...


Algumas pessoas seguem a máxima: "Não faça com os outros aquilo que não gostaria que fizessem com você".

Penso que este é um bom caminho, mas com o tempo, aprendi que só isso não basta.

O fato é que as pessoas são diferentes. O que é importante para um pode não ser para o outro , e vice-versa. Da mesma forma, as pessoas tem valores, feridas, e são mais ou menos resistentes.

Então, é muito importante procurar conhecer os outros, não só de forma individual (as pessoas que convivem com a gente) como de forma global, ou seja, o ser humano em sí.

Conhecendo mais o outro, você saberá diferenciar melhor no seus atos (ou a ausência deles), aqueles que afetam o seu próximo de forma positiva ou negativa.

Mais além, isso pode te ajudar a compreender porque o outro fez algo que te magoou (por exemplo). Talvez, ele não tenha se dado conta da importância do ato executado, pois se tivessem feito a mesma coisa (ou coisa equivalente) com ele, ele não teria dado a mesma importância.

Ainda mais além... Talvez seja justamente o contrário. O ato em sí pode ter um significado muito importante para seu próximo, e ele fez pela liberdade que ele tem de seguir a sua natureza.

Todos nós temos uma história. É preciso levar isso em conta.

Sei que existem pessoas "dodóis". Essas, na verdade, são carentes e talvez inseguras. Elas dão mais valor ao cuidado do que aos atos em sí, mas procuram nos atos (ou ausência deles) motivos para se colocarem num patamar mais elevado (ou menos) com o objetivo de causar pena,  arrependimento, e outros sentimentos que façam com que você e outras pessoas tenham compaixão por elas.

Entender uma pessoa não é fácil, mais difícil ainda é entender o ser humano, mas devemos tentar, mesmo que a gente erre de vez em quando.

#byLupo 15072012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...