Qual será o verdadeiro sentido da velhice?
Nascemos, vivemos e aprendemos, e quando nos tornamos idosos, percebemos os nossos movimentos se tornando cada vez mais lentos. A fala ficará mais difícil, os olhos já não enxergarão mais como antigamente, e às vezes, a mente se esquecerá das coisas que mais queremos relembrar.
Os tempos serão outros, muitos amigos terão ido... O que esperar do futuro? Talvez eu pense que nada mais resta para um velho, a não ser reviver um passado de recordações que nunca mais irá voltar. Talvez eu me sinta um peso para os meus filhos e netos. Tarefas que eram simples, como um banho, podem se tornar um tormento. As dores aparecerão todos os dias, e a cada manhã rezarei para que a noite chegue logo, e de noite, rezarei para que o sono seja longo.
Talvez eu veja meus filhos bem criados, honestos e educados. Meus netos crescendo e sendo paparicados por mim (e quem sabe minha velhinha!): nos adoram! Teremos uma aposentadoria digna e todos a nossa volta vão querer aprender com a nossa experiência de vida. Teremos infinitas histórias para contar, e saberemos tirar um sorriso do rosto das pessoas como ninguém. Jogaremos bingo, assistiremos TV e talvez tenhamos internet, mas poderemos viajar dentro do mundo das nossas lembranças a qualquer momento, e sorriremos uma vez mais.
Qual será o verdadeiro sentido da velhice? Talvez ter a consciência de que o plano de Deus está se completando para nós, e que de tudo que fizemos na vida, tivemos muito poucos arrependimentos, e mesmo os erros serviram para o nosso crescimento.
Felizes são os jovens que tem os velhinhos por perto. Um dia eu serei velho, e espero que o meu coração esteja preparado para suportar a eventual falta de entendimento dos mais jovens, e que eu esteja são o suficiente para compartilhar com um sorriso as coisas boas e más que fiz na minha juventude.
#byLupo, primeira publicação em 04/11/2003. Revisada em 26/10/2010.
2 comentários:
A ilustração do seu post resume a velhinha que quero ser. Mesmo com as limitações quero ser uma bailarina por dentro. Quero ser uma velhina com asas para continuar voando, sorrindo e feliz!
E você com certeza será como a sua foto de doutor da alegria. Chegará nos ambientes com a alegria regada à sabedoria. Se você já é uma sábio hoje, imagine quando chegar lá!!!! Ninguém vai lhe segurar. rsrsrs Lindo post! Beijão!
Que lindo!!!
Só aumenta a saudade que sinto dos meus avós... é tão dificil ir encontrar com eles!! Mas é fato que os jovens que tem um velhinho do lado são bem mais felizes!! (deveriam pelo menos...)
Me emocionei...
Beijos
Postar um comentário
Obrigado por comentar!